FAAP Fundação Alvares Penteado - Semana RRII  
"O Timor-Leste e a atuação da UNTAET (United Nations Transitional Administration in East Timor)”
26-27 Agosto

“In the Front Line: As experiencias profissionais nos diversos cantos do globo” Campus São Paulo - Sede Rua Alagoas, 903 – Higienópolis - São Paulo/SP Line

A convite do Diretor da FAAP, Embaixador Rubens Ricupero, o Centro Sergio Vieira de Mello participou como palestrante da 6ª Semana de Relações Internacionais. Carolina Larriera destacou a importância cada vez maior que se deve dar às ações que levam à resolução de conflitos, e não somente estudá-los, ressaltando o papel das Nações Unidas neste enfoque. Relatou sua experiência profissional na Administração Transitória do Timor Leste, nome oficial da Missão da ONU neste novo país. A atuação desta organização internacional merece ser destacada, pois, este foi um projeto totalmente novo para as Nações Unidas: a construção de toda a infra-estrutura política, administrativa e econômica de um Estado que acabava de conseguir sua independência. Foi nesta tarefa de construção do Timor que Sergio Vieira de Mello, funcionário de carreira da ONU, se destacou. O Conselho de Segurança somente aprovou o envio desta Missão, sem, contudo, especificar as ações que deveriam ser desenvolvidas, já que não há um manual das Nações Unidas de como construir um novo país. Por isso a importância que Vieira de Melo teve na realização bem sucedida desta tarefa, pois foi graças à experiência dele em outras missões assim como à personalidade cativante, que Sergio Vieira de Melo conseguiu o apoio de toda a população timorense. O resultado foi tão positivo que dois anos e meio depois da chegada dos funcionários da ONU, em vinte de maio de 2003, foi celebrada a independência oficial do mais novo Estado-membro das Nações Unidas. Após a comovente fala de Carolina Larriera, o Embaixador Rubens Ricupero destacou a figura de Sergio Vieira como um símbolo a ser seguido por todos os futuros internacionalistas. Emocionando a todos, relembrou que este brasileiro dedicou sua vida à causa de ajuda aos mais necessitados em todo o mundo, chegando a perder sua própria vida a esse fim. O Embaixador defendeu ainda, que o nome de Sergio Vieira de Melo deveria ser o patrono da área de Relações Internacionais no Brasil.
 
O painel contou com as valiosas exposições de:

José Gregóri, ex-Ministro da Justiça: "O Brasil nas Nações Unidas"
Carolina Larriera, do CSVM: "O Timor-Leste e a atuação da UNTAET (United Nations Transnational Administration in East Timor)"
 
Guilherme Lustosa da Cunha, ex-representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR): “O papel da ONU no cenário internacional”

Coronel Floriano Peixoto, do Exército: "O Brasil no Haiti"

Pres. Fernando Henrique Cardoso e Abraham Lowenthal: “Relações EUA e America Latina”

Line