Atuação de Sérgio Vieira de Mello é reconhecida em homenagem in memoriam

Line

Presidente da Ordem paulista, Marcos da Costa, juntamente com o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santacruz, e do advogado Belisário dos Santos Júnior, membro da Comissão Internacional de Juristas e da Comissão da Verdade da OAB SP, ressaltaram: “Recebemos neste Congresso grandes nomes da história dos direitos humanos do Brasil e de outros países e realizamos uma justíssima homenagem ao brasileiro que alcançou o cargo de maior relevância do mundo em direitos humanos”, disse Marcos da Costa.
Com um histórico da vida e da carreira, Belisário dos Santos retratou o empenho do Sérgio Vieira de Mello com as ações em campo “Estes lugares foram palcos de importantes momentos da ação diplomática de direitos humanos tendo como ativista esse diplomata. O cargo de Alto Comissário só é entregue às pessoas, profunda e intimamente, ligadas à questão da defesa dos direitos humanos, não a defesa teórica, mas sim a ação em favor dos direitos humanos. Essa homenagem extremamente justa da OAB SP representa um compromisso da advocacia brasileira”, salientou.
Presidente da Secional do Rio de Janeiro, Felipe Santacruz, classificou Sérgio como um herói: “Não há nada mais forte e mais simbólico na luta, do que eventos como esse. São eventos que representam não apenas a celebração, a homenagem, a lembrança da vida de heróis, receber Láureas é muito mais que isso. O Sérgio foi um herói, representante de uma época, de um compromisso geracional do pós-guerra, construído com muito sacrifício. Essas memórias merecem ser cultivadas. Estamos remarcando princípios. Todo esforço feito de igualdade, liberdade de imprensa, democracia, precisa ter em nós, verdadeiros militantes, com serenidade, técnica, conteúdo e generosidade, com aqueles que não entendem o que estão dizendo, porque a falta de compreensão e educação, muitas vezes, é uma arma contrária a todos os valores civilizatórios aqui afirmados”, ponderou.
Emocionada, Carolina Larriera relembrou momentos da trajetória de Sérgio e da sua luta pessoal em defesa dos direitos humanos: “Esta é uma homenagem verdadeiramente emocionante. Agradeço à OAB SP por manter vivo o espírito dos defensores dos direitos humanos. Estou fazendo a minha parte para deixar acesa a chama de Sérgio, que era o brasileiro da ONU. Mas muito antes de se tornar Alto Comissário, Sérgio já trabalhava com direitos humanos, durante 30 anos, passando despercebido e trabalhando em paraísos como Moçambique, Sudão, Camboja, Ruanda. Era um idealista, e acredito que teria gostado de estar aqui, celebrando e recebendo essa homenagem, e de saber que estamos aqui reunidos, lutando por esses valores”, afirmou.

O painel contou com os valiosos depoimentos de: 
Carolina Larriera, diretora do Centro Sergio Vieira de Mello; 
Marcio Fernando Elias Rosa, secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania de SP   
Ítalo Cardoso, ex-deputado estadual de SP; 
Belisário dos Santos Junior, membro da Comissão Internacional de Juristas e da Comissão da Verdade da OAB SP;
Marcos da Costa, presidente da OAB-SP; 
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ; 
Walter Vieira Ceneviva, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa; 
ACESSE O LINK ORIGINAL: http://www.oabsp.org.br/noticias/2018/12/atuacao-de-sergio-vieira-de-mello-e-reconhecida-em-homenagem-in-memoriam.12737