Fórum do Amanha - Tiradentes, Minas Gerais. 
Novembro 22-25, 2018

Riquezas brasileiras: reconhecer, gerar, e distribuir - desde a histórica Tiradentes
Line

https://youtu.be/rsCxSHW9Z-0
 
Segundo as palavras do Di Masi e Giannetti, “O Brasil precisa de um novo projeto de país que integre diferentes vertentes de pensamento e que nos faça superar o estado de perplexidade e fragmentação em que nos encontramos.  O ideário desta “nova via” deverá vir da sociedade civil, em movimentos democráticos, vivos, criativos e propositivos”. Com esse espírito norteador, o CSVM foi convidado a participar das mesas e também receber a Homenagem de Apertura do III Fórum do Amanhã, que aconteceu Novembro 22-25, 2018. Para ressaltar o caráter de um projeto feito a muitas vozes, os debates tiveram como ponto de partida a Carta do Amanhã, documento-síntese que refletiu a diversidade das contribuições dos dois primeiros fóruns, vindas de intelectuais, artistas, empresários, lideranças de outros movimentos sociais, de afro descendentes, indígenas, da nova política, empreendedores sociais - todos com o único denominador comum de se propor a pensar generosamente o futuro do Brasil.
O Centro Sergio Vieira de Mello participou ativamente como convidado-debatedor nas mesas de debate, junto a referências como Domenico De Masi, Eduardo Giannetti (idealizadores), e Ilona Szabo do Instituto Igarapé. Foi destaque no “Brasil digno de ser sonhado”, que no terceiro dia debateu a pergunta se haverá um sonho possível de ser compartilhado por todos os brasileiros. O fórum colocou a um núcleo heterogêneo como o CSVM e outras organizações, questões gerais que foram abordadas de forma transdisciplinar, buscando-se  uma integração de idéias, sentimentos e insights que só um grupo plural consegue realizar. As questões colocadas foram debatidas pelo núcleo de convidados e pela platéia, sendo finalmente realizada uma síntese das discussões.
O CSVM teve orgulho de fazer pequenas contribuições para que a nova Carta, permanentemente reescrita a muitas mãos, possa servir de referencial para o futuro Fórum do Amanhã.
 
O painel contou com as valiosas exposições de:

Carolina Larriera, Centro Sergio Vieira de Mello;
Newton Cannito, diretor e roteirista de cinema e televisão;
Domenico De Masi, Sociólogo Professor da Universidade La Sapienza de Roma;
Priscilla Haddock Lobo, Centro Sergio Vieira de Mello;
Roberto Gambini, ganhador do Prêmio Jabuti; 
Eduardo Giannetti, Economista e Filósofo, Cambridge University;
Hélio Mattar,  idealizador, cofundador e diretor-presidente do Instituto Akatu – Consumo Consciente para um Futuro Sustentável;
Eduardo Rombauer, Facilitador, ativista político e escritor;
 
 
ACESSE O LINK ORIGINAL: https://www.doinlive.com/forumdoamanha
NA MIDIA:  https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/11/13/forum-do-amanha-2018-realiza-terceira-edicao-em-tiradentes.ghtml
Line